top of page

Cuide da sua criança interior

Atualizado: 16 de jun. de 2020

Sim, a criança que está dentro de você quer ser cuidada, se sentir amada e segura, para que você se torne um adulto confiante e maduro em suas decisões. Inteligência emocional é uma das característica das pessoas bem sucedidas em todas as áreas da vida.

Para saber quem somos no interior, procuremos olhar para a criança que fomos na infância. Se fomos felizes e extrovertidos, brincalhões e barulhentos, ou se fomos crianças mais tímidas e medrosas em exteriorizar nossos sentimentos. Tudo isso revelará que tipo de adulto somos hoje: se aceitamos nossa criança ou se estamos sufocando-a.

Podemos ser adultos por fora, mas a criança está bem viva dentro de nós. Se com o tempo e as cobranças do mundo adulto deixamos essa criança de lado, nosso equilíbrio emocional está bloqueado e corremos o grande risco de nos tornarmos pessoas infelizes.

Aquela criança era pura de sentimentos, espontânea nos gestos e só queria viver e ser feliz. Mas com o passar do tempo, fomos perdendo aquela naturalidade, nos engessando em padrões para fazermos parte do mundo "adulto".

E muitas vezes usamos grandes máscaras para sermos aceitos na dita normalidade social.

É possível que você possa estar vivendo dessa forma, porém até quando aguentará essa situação?

Pode-se desenvolver doenças, síndromes ou algum transtorno ( fobias, ansiedades, depressão e baixa autoestima) por estar negligenciando as necessidades de seu eu interior.

As crises em algumas áreas da sua vida pode estar te dizendo isso também, como em relacionamentos, no profissional e financeiro.


Na psicoterapia voltar ao passado para perceber onde está a causa e encontrar as respostas é fundamental para tratar as crises emocionais atuais.

Saber que é preciso curar as feridas do passado e desatar os nós emocionais que bloqueiam nosso poder pessoal e impedem que a nossa vida avança.

Podemos guardar memórias dolorosas e traumas sofridos na infância que precisam ser reconhecidos, aceitos e acolhidos, para que possamos curá-los. É um trabalho feito no inconsciente através de terapia para que as experiências ruins se dissolvam.


A meditação também é uma ótima ferramenta para curar sua criança interior e resgatar sua vida feliz de volta.

Olhe para sua criança com carinho, converse com ela e ouça suas necessidades. Faça coisas que você gostava quando era pequenino. Pode ser uma comida, um passeio ou uma brincadeira. Qualquer coisa que devolva a sua alegria de viver. Resgate as memórias felizes.

É imprescindível curar sua essência no processo do autoconhecimento e recuperar sua autoestima de volta.

Seja quem você é, a liberdade vale mais que padrões.


Liberte-se!


E agora é com você, diz pra mim, como está cuidando de sua essência?


Um abraço e muita luz!


Simone Paganini






9 visualizações0 comentário
bottom of page