top of page

Por que você não está sendo você?

Atualizado: 5 de mar. de 2020

Não tenha medo de dizer não.

A verdade incomoda, muitos dizem que querem a verdade, mas quando ela é dita, se sentem desconfortáveis e começam a criticar quem a disse.


A honestidade é um bem valioso, quem se respeita não quer perder isso jamais. Estar diante de uma situação que nos priva de sermos sinceros para ter que manter uma amizade ou um "comportamento social aceitável" nos faz traidores de nós mesmos.

Quando dizemos um "sim" só para agradar os outros, a quem estamos enganando?

Pessoas que prezam pela sinceridade dizem a verdade, por mais que serão julgadas e criticadas por isto. É um meio de não enganar os outros nem eles mesmos.

Isso acontece porque pessoas sinceras querem estar sempre em paz consigo mesmas. A sinceridade está na mente e nos relacionamentos. É um valor de quem você é, a sua verdade. Então, não faz sentido se relacionar com pessoas pelas quais é preciso ser o que você não é só pra manter esse relacionamento. Muito pelo contrário, o que elas querem são relacionamentos baseados na confiança. Estar junto de quem agrega valores e não só por estar.

Quando agimos assim, sendo verdadeiros com nós mesmos, muitas pessoas se afastarão, amigos e familiares. E isso não é de forma nenhuma ruim, quando se preza pela qualidade e não pela quantidade. Deixe ir quem não te aceita como você é. Só ficará do seu lado quem te ama e te respeita.


O amor-próprio nos muda e nos torna mais seguros do que queremos. Alguns podem chamar isso de egoísmo, mas na verdade essa atitude é a verdadeira libertação.

Sim, essa é a liberdade almejada: podermos dizer sim ou não de acordo com o que pensamos e sentimos.

Quanto mais eu vivo assim, mais vejo como as pessoas que se incomodam com a opinião dos outros são escravas dessa mentalidade. Não falam o que pensam, não agem como desejam e criticam quem faz isso. Sofrem de baixa autoestima, se incomodam demais com a comparação e necessitam de aceitação. Quanta hipocrisia!

Como alguém consegue viver assim?

Se colocam numa prisão mental muito pior que uma prisão real. Viver de acordo com o que outras pessoas determinam. Parecem aquela criança que acha que se for comportada o ano inteiro, o papai Noel trará o presente no Natal. Não agem de acordo com o que acreditam, mas tentam se equilibrar numa corda bamba para agradar todos a sua volta, em troca de umas "migalhas de amor".


Por favor, liberte-se!


Você é mais que um fantoche humano. Você tem uma vida linda e uma personalidade que é só sua. Sua individualidade. Respeite isso!


Gratidão!


Simone Paganini



9 visualizações0 comentário
bottom of page