top of page

A um passo da liberdade de sonhar

A vida pode ser um rio de águas cristalinas.


A vida é como um rio desconhecido pra mim. Aquele rio cheio de curvas e pedras, entre uma curva e outra, poços parados, e logo em seguida cachoeiras inclinadas e curvas que parecem uma silhueta. Tantas voltas e descidas que não dá pra tirar olho um minuto sequer.

Tento de varias formas me acalmar, mesmo que não saiba o que virar a seguir, mas é inevitável não sentir angústia da impossibilidade de prevê a próxima curva. Tudo isso é exaustivo, gera ansiedade, medos. Não quero mais viver assim, sem saber o que vai acontecer amanhã. Não que eu possa controlar tudo, mas não dá mais pra viver nessa gangorra emocional.


Para que sonhos sejam realizados, precisamos de sonhá-los, ter expectativa, planejar, criar uma história na nossa cabeça que vamos desenhando e aos poucos vamos fazendo com que aquilo que sonhamos se manifeste. Assim como um esboço de uma obra de arte, um rascunho de um projeto.

Mas o que adianta termos sonhos, principalmente com alguém que não sonha junto com a gente. Ao contrário nem sabe o que a gente sonha. São como dois rios que se afastam naturalmente, um vai pra uma direção contrária ao outro.

Eu cheguei num ponto em minha vida que não vou mais tolerar pessoas que não estão nem aí para o que eu sinto ficarem se intrometendo em minhas decisões. Chega de ficar esperando alguém se interessar pelo que eu sinto ou penso. Achando que sendo uma pessoa prestativa vou ter mais valor.

Eu quero apenas ser vista, cansei de ser invisível, de achar que me preocupar com os outros, de cuidar, de servir vou ser reconhecida e lembrada. Sou apenas um protocolo cansativo. Ninguém está nem aí para o que eu sinto. Já me doei demais, uma serviçal, tal qual eram as escravas do passado. Estavam sempre ali a postos caso o seu senhor precisassem para servi-lo. Já fui assim em uma vida passada, e continuo repetindo esse padrão inconscientemente. Já lavei muitos escalda pés de joelho. Já me dobrei para inúmeras humilhações. Já me curvei diante de pessoas sem coração, sem empatia nem compaixão. Já desci muitas correntezas sem remo batendo a cabeça em pedras e me afogando em mágoas. Agora eu quero calmaria, eu quero paz.


Eu quero uma vida serena, não pacata e sem graça. Quero uma vida com planos de sonhos a realizar. Quero uma lareira com uma taça de vinho para me aquecer com alguém ao meu lado que sonhe comigo.

Eu quero saber pra onde irei nas próximas férias com data marcada e bilhete pago. Eu quero acordar de manhã sabendo que serei amada pelo que eu sou e não pelo que eu posso satisfazer. Eu quero ser.


Eu tenho um coração pulsando cheio de amor pra compartilhar com quem quiser ser parte da vida comigo. Eu quero um olhar sincero, uma mão forte e macia pra me apoiar em meus sonhos, e para me segurar quando as coisas não estiverem bem. Eu quero ter um horizonte para apreciar no fim do dia, um rio de água cristalina que não me dê medo por não saber o que tem logo abaixo. Um rio que corre calmo e tranquilo adiante, sem parar nem se descontrolar com cachoeiras perigosas nem pedras imprevisíveis.


Eu quero um olhar que me passe calma e que será o mesmo no outro dia, sem sombras imaginando ou planejando coisas que eu desconheço e nem saberei se farei parte. O duvidoso me deixa insegura, o obscuro me amedronta, o instável me exausta. Não quero sempre estar na expectativa do "se".


Se amanhã estiver bem, então pensaremos em tal coisa.

Se mês que vem estivermos juntos compraremos tal coisa.

Se eu estiver de bom humor, iremos em tal lugar.

Se continuar assim, ano que vem faremos tal viagem.


Esse "se" nunca chegava. Nunca chegou, nunca chegará. Qualquer palavra mal dita, qualquer desacerto, qualquer motivo fútil era a causa de instabilidade emocional. Brigas e cobranças sem fim. E tudo que se havia falado como um suposto plano de um sonho ia por água a baixo. Sabe porque, por que são apenas mentiras para alimentar uma ilusão. Promessas vazias para adestrar a serva fiel e útil. Promessas que enchiam meu coração de expectativas e que mais tarde me trariam mais frustrações. Não dá para viver assim.


Um rio de águas calmas com um lindo horizonte como vista e um por do sol dourado no infinito. Merecemos essa bela paisagem para ser deslumbrada e contemplada pela vida. A vida pode ser feita com águas cristalinas.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page